Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Ação do Instituto Metodista busca roupas e cobertores para cerca de mil apenados da Pesm
O Instituto Metodista Centenário (IMC) deu início a uma campanha de agasalho para beneficiar os detentos da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Atualmente, o local conta com cerca de mil apenados.
Santa Maria terá uma nova praça até agosto
A caixa de coleta fica localizada no hall de entrada do Instituto Metodista Centenário, na Rua Doutor Tury, até o dia 13 de julho. Podem ser doados roupas claras, calçados, meias e cobertores. Conforme as regras da Pesm, os calçados não devem ter cadarços, e os cobertores precisam ser lisos, sem camadas.
O QUE DOAR
- Roupas claras
- Meias
- Cobertores simples (sem camadas)
- Calçado sem cadarço
COMO
- Local de entrega - Hall do Instituto Metodista Centenário, na Rua Dr. Tury, s/nº
- Quando - Até 13 de julho
- Informações - (55) 3028-7000
A ideia da ação surgiu por meio dos relatos da experiência dos integrantes do projeto de extensão Defesa no Cárcere, da Faculdade Metodista. Foi em um dos dias frios de outono, quando as temperaturas estavam muito baixas, que um grupo de integrantes do projeto foi até a Pesm para uma ação do projeto.
Nesse dia, ao iniciarem o trabalho com os apenados, os membros do projeto Defesa no Cárcere se depararam com uma cena que consideraram desumana: os presos não possuíam agasalhos para o frio. Além disso, na penitenciária não há vidros nas janelas das celas, o que permite que o vento entre.
Distrito de Pains recebe festa gaúcha no domingo
Alguns apenados usavam apenas uma peça de roupa de manga longa, enquanto outros vestiam bermudas e tremiam de frio, lembram os estudantes. Dessa forma, a equipe da Faculdade Metodista entendeu que, além do trabalho realizado pelo projeto, também deveria promover outro trabalho social. Assim, realiza a campanha do agasalho para tentar levar uma condição mais humana para os presidiários de Santa Maria. A campanha conta com o apoio da Pastoral do IMC e das equipes esportivas do Colégio Centenário.
CAMPANHA DO AGASALHO PEDE DOAÇÕES
A Campanha do Agasalho promovida pela prefeitura de Santa Maria está entrando em seu último mês e, apesar de as entregas continuarem, ainda é grande a falta de agasalhos femininos e infantis (até 10 anos), além de cobertores. Ontem, sete famílias do Loteamento Cipriano da Rocha receberam a doação de 827 peças de roupas, o que beneficiou 33 pessoas. De acordo com o vice-prefeito Sergio Cechin, a maior preocupação, no momento, é a falta de donativos. A campanha vai até 31 de julho.
As doações de roupas, calçados e cobertores podem ser feitas nos pontos de coleta espalhados pelo município. São eles: prefeitura (Centro Administrativo); SUCV; ATU (todos os ônibus terão uma caixa de coleta), CDL; Lojas Paraíso; Monet Plaza Shopping; Royal Plaza Shopping; Supermercados Beltrame; Banco Banrisul; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Rede de Farmácias São João; Panvel Farmácias; Falk Tintas; APUL; Bramoto e Padaria Di Mazzari. Informações pelo telefone (55) 3921-7149.